Citações em redação: direta, indireta e exemplos!

Você sabe como usar citações para redação? Aprenda como fazer e quando usar a citação direta ou indireta.

Citações em redação: direta, indireta e exemplos!

Se você está em busca da nota 1000 na Redação do Enem e quer descobrir como escrever uma redação usando citações, vem com a gente que temos uma super dica! Vamos explicar tudo que é preciso para você aprender como fazer citação para redação.

A citação em redação é um recurso que usamos no texto quando trazemos a ideia de outra pessoa. Não há mal nenhum em concordar com algo e levar isso para o seu texto, mas você precisa indicar de forma correta o nome do autor daquele pensamento.

Existem algumas regrinhas para você fazer uma citação com sucesso. Antes de explicá-las, vale lembrar que estamos falando daquelas citações que fazemos em textos dissertativos argumentativos, ou seja, citações em redação, formato que costuma aparecer nos vestibulares.

 

Tipos de citação

As citações em redação para o Enem são muito importantes, pois o aluno consegue demonstrar seu conhecimento sobre determinado assunto, além de obter maior pontuação quando bem utilizadas. Para isso, vamos explicar os dois principais tipos de citação: a citação direta e a citação indireta.

Citação direta

Uma citação direta para redação acontece quando reproduzimos exatamente tudo o que o autor falou. Neste caso, nós abrimos aspas, inserimos o conteúdo e fechamos as aspas, informando o seu nome, profissão e um possível contexto.

Geralmente, o nome do autor é escrito antes da citação direta, para que fique claro que se trata da frase de uma outra pessoa, devidamente sinalizada pelo texto.

Exemplos de citação direta

  • “Só sei que nada sei”, disse Sócrates, filósofo grego.
  • Como disse o filósofo grego Sócrates, “Só sei que nada sei”.

Esses exemplos também representam citações filosóficas.

Citação indireta

Uma citação indireta para redação ocorre quando eu trago a ideia central de um autor reproduzida nas minhas palavras. Muita atenção para não cair em pegadinhas: neste caso, nós não utilizaremos as aspas, mas precisaremos creditar o autor.

Exemplos de citação indireta

  • De acordo com Sócrates, filósofo grego, a nossa única certeza é a de que não sabemos, ou seja, estamos em constante aprendizado.
  • O filósofo grego Sócrates defende que a nossa única certeza é a de que não sabemos e, desta forma, estamos em constante aprendizado.

Viram só a diferença entre elas? A citação direta possui um caráter mais informativo, já a citação indireta carrega a sua interpretação.

escrevendo citações para redação

 Citações em redação: quando usar?

Você deve utilizar a citação direta quando souber exatamente o que o autor falou. Se você tiver apenas uma ideia do que foi dito e não se lembra das palavras utilizadas, neste caso é melhor optar por uma citação indireta. Vejo o exemplo abaixo:

Digamos que a frase a ser citada na redação seja a seguinte:

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.”

– Platão.

Porém, como você não se lembra perfeitamente como ela está escrita, é possível reescrevê-la como uma citação indireta, por exemplo:

  • De acordo com o filósofo grego Platão, não devemos esperar que algo ruim aconteça para que lembremos o que, de fato, é importante para nós.

Além disso, é muito importante analisar se a citação está de acordo com os seus argumentos e a sua linha de raciocínio durante a redação, para que não haja contradição entre seu texto e a citação escolhida.

Dicas para a utilização das citações na redação

  • A citação em redação de vestibular deve ser curta e não deve ser usada com frequência (quanto mais usar suas próprias palavras, melhor o texto);
  • Use de forma coerente;
  • Contextualize a informação (use exemplos, concorde com autores etc);
  • Tenha certeza, ao usar a citação, de que ela esteja agregando seu texto, e não de forma desconexa;
  • Saiba diferenciar a citação direta e indireta;
  • Evite colocar as citações na conclusão da redação, opte por inseri-las no desenvolvimento do seu texto alinhado aos seus argumentos;
  • Dê crédito ao autor.

A citações em redação é um recurso que pode ajudar o seu texto a ficar mais embasado, articulado e desenvolvido. E lembre-se de não exagerar nas citações. A redação precisa ter suas próprias palavras e é isso que o examinador espera, então não vai sair colocando citações por todo o texto, ok?

Agora que você já sabe como usar corretamente as citações em redação, veja também como fazer uma boa redação.

Curtiu nosso post? Então, não deixe de conferir nosso plano de estudos! Com ele você se prepara muito melhor para os exames, concursos e provas para conseguir uma vaga no ensino superior! Cadastre-se grátis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *